12:00 H : 4ª comunicação

Ana Maria Ferreira

Universidade de Évora

NOTA BIOGRÁFICA

Doutorada em Turismo pela Universidade de Aveiro (2003), Mestre em História da Arte Universidade Nova de Lisboa (1995), Licenciada em História, Variante História da Arte Universidade Nova de Lisboa (1985). Professor associado na Universidade de Évora desde 2012, sendo membro dos Conselhos Científicos das seguintes Revistas:

  • Tourism and Management Studies, (editado pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve);
  • Revista dos Algarves (A Multidisciplinary e-journal);
  • Tourism and Hospitality International Journal. Membro do Conselho Científico da Revista Tourism and Management Studies, editado pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve.

Linhas Temáticas/ Grupos de Investigação:

  • L2 – RG-pm; Patrimonio Material.
  • GOVCOPP – Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (convidada).Universidade de Aveiro.
  • CIEO – Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (convidada).Universidade do Algarve.

SINOPSE

O conceito de Turismo Sustentável é definido pela Organização Mundial de Turismo como “aquele que satisfaz as necessidades dos turistas e das regiões recetores atuais, enquanto protege e melhora as oportunidades para o futuro”. No contexto das cidades Património da Humanidade esta definição pode ser interpretada como uma oportunidade de as regenerar, com apoio do Turismo, para incrementar o bem-estar económico, social, cultural e ambiental da população residente e oferecer aos turistas uma experiencia memorável.